Fernando Galizia

Fernando Galizia

Professor adjunto da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), vinculado ao Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Educação e Ciências Humanas. Tem atuado no curso de Licenciatura em Música, modalidade presencial. Atuou também nos cursos de Pedagogia, modalidades presencial e à distância.

Atua ainda como professor de Didática Geral de todas as demais Licenciaturas desta universidade. Credenciado ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior de Música (ESMUS) e coordenador do programa de extensão Ações e Reflexões em Educação e Educação Musical.

É membro do Conselho Consultivo da Associação Amigos do Projeto Guri (AAPG) e foi membro do Conselho de Administração e gerente artístico-pedagógico da mesma instituição. Entre 2005 e 2008 integrou o grupo de trabalho Mundus Musicalis, sobre mobilidade acadêmica internacional em música, coordenado pela AEC (Associação Européia de Conservatórios – Holanda) e financiado pelo Projeto Erasmus Mundus da União Européia.

Atuou como editor do periódico Cadernos da Pedagogia no período entre 2009 e 2011. Atualmente é Diretor Regional Sudeste da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) e Coordenador da Rede Paulista de Educação Musical (REPEM). Possui doutorado em Educação pela UFSCar, mestrado em Música com ênfase em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e é Licenciado em Educação Artística com Habilitação em Música pela Universidade de São Paulo (USP).

Tem experiência nas áreas de Educação e Artes, com ênfase em educação musical e pedagogia universitária, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino superior de música, metodologia de ensino em música, didática geral, didática do ensino superior, interculturalidade, formação de professores de música e pesquisa da própria prática.